Tipos de mecanismos de buscas

O QUE SÃO MECANISMOS DE BUSCAS?

São endereços na Internet (site na Web) que permitem o uso de scripts online ou programas de computador para localização de outras páginas (sites) relacionada a um tema ou palavra-chave escolhida para procura.

QUAIS SÃO OS TRÊS TIPOS DE MECANISMOS DE BUSCAS?

Diretórios: também conhecidos por “diretório Web”, enquadram os sites de buscas que são organizados criteriosamente por seres humanos e apresentam suas pesquisas divididas por temas ou categorias segmentadas. Ex.: Dmoz (www.dmoz.org)

Robôs: também conhecido como crawler ou spider, como o GigaBlas (www.gigablast.com) que possui um “robô virtual” (programa de computador) que visitará seu site automaticamente para catalogar cada uma das páginas e inseri-las no banco de dados, sem nenhuma intervenção humana.

Metabuscadores: reúne numa única ferramenta de busca, acessos simultâneos a diversos bancos de dados, como o exemplo do DogPile (www.dogpile.com) quase sempre retornando uma página com o mix dos resultados encontrados, de forma prática e resumida.

DEVO CADASTRAR O SITE EM SISTEMAS DE BUSCA?

Sem dúvida, o cadastro em sistemas de busca é uma das melhores formas de divulgação de seu site. E o que é melhor: o serviço é gratuito. Raros são os usuários da Internet que não utilizam ferramentas de busca para encontrar produtos e serviços. Os sites de busca, no entanto, não devem ser o único meio de divulgação utilizado pela empresa.

Comentários estão fechados